“A doença não tem de conduzir de forma alguma
à perda de Sentido. Mais ainda, pode por vezes representar até um ganho.”
Viktor E. Frankl
“A doença não tem de conduzir de forma alguma
à perda de Sentido. Mais ainda, pode por vezes representar até um ganho.”
Viktor E. Frankl
Todas as Pessoas possuem Virtudes e Forças de Carácter muito especiais, e a situação de perda de visão não pode nem deve constituir um obstáculo a uma vida com significado.
O que partilho neste programa são conhecimentos baseados nas evidências e conceitos da Ciência da Psicologia Positiva e aprendizagens pessoais vividas ao longo de mais de duas décadas no percurso da Baixa Visão.
Os estudos científicos efetuados demonstram que a maneira como respondemos às circunstâncias da nossa vida tem mais influência na nossa felicidade do que os próprios acontecimentos.
De acordo com os dados da OMS, Organização Mundial de Saúde, estima-se que, globalmente, pelo menos 2,2 milhões de pessoas têm uma deficiência visual.
A visão desempenha um papel muito importante na nossa vida. Na verdade, damos a visão como garantida, mas a realidade é outra. Sabe-se que em cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo, e se vivermos o suficiente, quase todos teremos uma doença ocular durante a vida.
“…já que temos licença para viver, que seja com alegria”
Frei Bento Domingues
Em todas as fases da nossa vida a visão é um sentido que facilita o desempenho das pessoas no trabalho, saúde, vida familiar, relacionamentos, autonomia e no meio ambiente com o qual se relaciona. Por exemplo, na área do trabalho a visão simplifica em muito o contributo para benefícios económicos e para o sentido de identidade e perdê-la é, claramente, uma experiência bastante difícil.
São Conversas-Sessões Individuais de coaching & mentoring, às quais se associam as práticas da Psicologia Positiva, com a duração de 60 a 90 minutos.
A adultos que perderam ou que se encontram actualmente no processo de perda de visão.
Promover o Bem-estar Subjetivo, Felicidade, é o objetivo, através das sessões de coaching & mentoring. Nestas conversas/sessões poderão ser abordados alguns dos seguintes temas:
Hoje e no futuro o meu foco, o meu sentido de vida passa por partilhar conhecimento e contribuir para o florescimento e bem-estar de cada pessoa. A minha baixa acuidade visual ao longo dos anos, e muitas vezes com perdas consideráveis de visão, empoderou-me de estratégias e recursos valiosos para continuar a viver o mais possível positivamente. Acredito, que se eu consegui, a maioria das pessoas também consegue superar e continuar a construir pontos de ligação positivos em si mesmas e com os outros.
Rosa Lima